EMBALAGENS PLÁSTICAS: FORMAS DE USO E SUAS VANTAGENS
Com a modernização da sociedade e o tempo reduzido para as atividades do dia a dia, as empresas estão pensando cada vez mais em como trazer praticidade à rotina dos clientes e as embalagens de plásticas para seus produtos, tem sido cada vez mais úteis oferecendo inúmeras vantagens de uso.
Além das formas de uso, é um material que permite aos designers aplicar sua criatividade a fim de atrair ainda mais a atenção do público e incentivar o consumo. a versatilidade e o baixo custo desse material é um fator importante para que as empresas invistam nas embalagens plásticas.
A ideia das empresas, industriais e fábricas é oferecer um produto simplificado, prático e chamativo visualmente e tudo isso com baixo custo, por esse e outros motivos as embalagens plásticas tem sido uma tendência no mercado oferecendo inúmeras possibilidades.
TIPOS DE EMBALAGEM
Além das embalagen plásticas que são as mais comuns para diversos segmentos, existem também outros materiais que podem ser utilizados para o revestimento e proteção de produtos, mercadorias e alimentos. Veja abaixo alguns tipos:
1- MADEIRA
As embalagens de madeira servem para transportar e armazenar grandes produtos como móveis, diversas mercadorias e alimentos como frutas e legumes. Também pode ser usada para embalar produtos menores, sendo muito utilizada em lojas a fim de oferecer um aspecto mais moderno e diferenciado. Uma desvantagem desse material é o alto custo, devido a isso,é pouco utilizado em comércios de pequeno porte.
2- PAPEL
É um material adaptável podendo ser utilizado em diversos formatos, tamanhos, cores além de ser facilmente personalizado. Podem servir como sacolas, caixas e envelopes e são muito utilizados devido a praticidade e baixo custo, sendo mais acessível a todos os tipos de comércio. Seu uso não é recomendado para alimentos ou substâncias líquidas, podem podem comprometer o material.
3- VIDRO
Trata-se de uma embalagem mais sofisticada, embora seja mais frágil e precisa de um cuidado maior em seu transporte e armazenamento. São mais indicada para produtos líquidos como sucos, medicamentos, perfumes, entre outros. Uma desvantagem desse material é o tempo para de decomposição, fazendo com que não seja uma opção sustentável.
4- ALUMINIO
São revestimentos mais resistentes e com maior durabilidade protegendo melhor os produtos contra a luz e outros fatores externos. Conseguem resfriar melhor, por isso, seu uso é mai utilizado em alimentos e bebidas mantendo a integridade do produto. Também não é um material recomendado para empresas com conceitos sustentáveis.
5-PLÁSTICO
São versáteis e podem oferecer muitas formas de uso com variados tamanhos, texturas, resistência. Possui baixo custo de fabricação e comercialização e é adaptável a variados produtos, porém é preciso um cuidado maior na seleção de alimentos, pois em alguns casos pode interferir o sabor.
6- ISOPOR
Seu uso é mais comum para transportar produtos e alimentos e uma grande vantagem é que esse material promove a estabilidade da temperatura dos alimentos e produtos mantendo a integridade e qualidade.
7- LAMINADA
É mais comum para embalar alimentos como os salgadinhos e bolachas. Contém uma película laminada, pode conter mais de um material em sua composição e também possui baixo custo.
FORMATOS DE EMBALAGENS
São muitos os formatos usados pelo mercado para a embalagem dos produtos, permitindo que as marcas tenham liberdade para escolher qual a melhor opção, podendo criar novas versões. A seguir alguns modelos mais comuns:
1- CAIXA K
Esse modelo é mais usado por empresas e fábricas no transporte e armazenamento de produtos grandes. É mais comum que seja em madeira ou plástico, pois são materiais mais resistentes e conseguem suportar melhor cargas pesadas.
2- CARTUCHO
Seu uso é mais comum para caixas de bombom e panetones, além de outros produtos, como embalar lanches, sendo uma medida adotada por grandes empresas de fast food. É considerado um modelo bem atrativo e prático.
3- SLEEVE
São os revestimentos de uma embalagem como uma espécie de película, que muitas vezes carregam o logo e outros elementos de comunicação que melhor atende a divulgação da marca. Pode ser alterado sem interferir na estrutura a embalagem principal a qual reveste.
4- SHAPES
É considera a embalagem principal, um modelo padrão que é produzido em grande quantidade alterando apenas o sleeve da embalagem sem interferir na estrutura considerando tamanho e formato.
5- TRIPAS
Esse formato de embalagem é mais comum para embalar alimentos como linguiça e mortadelas, trata-se de uma embalagem bem específica, contendo um formato comprido e baixo custo de confecção.
6- POUCHES
Substitui embalagem como vidro ou lata oferecendo um novo formato. É encontrado em sachês e molhos de tomates, mas tem sido cada vez mais aderido devido sua flexibilidade e praticidade.
7- BLISTERS
É um modelo bem utilizado sendo na maioria das vezes composto por uma base de papel com um revestimento de plástico. Os produtos mais comuns para esse tipo de embalagens são as pilhas, canetas, cotonetes, entre outros.
Como vimos existem inúmeros modelos além das embalagens plásticas, por isso, é necessário avaliar quais as condições e necessidades do produto para definir qual o melhor modelo a aderir.
TENDÊNCIAS DE EMBALAGENS PLÁSTICAS
Essa forma de revestimento e proteção tem sido cada vez mais valorizada pelas empresas e clientes, por isso, as cores, formatos, estampas, tamanhos têm sido estudados para atender da melhor forma as necessidades do cliente.
Uma grande tendência tem sido as embalagens para uso imediato, pois os clientes buscam praticidade, por isso, tem sido muito comum embalagens que oferecem talheres para consumo instantâneo. A abertura das embalagens também tem recebido atenção especial, pois as empresas buscam facilitar ainda mais a abertura desse revestimento sem a perda de sua proteção, podendo abrir e fechar diversas vezes a mesma embalagem.
A sustentabilidade também é uma grande tendência oferecendo embalagens que podem ser reutilizadas. O público está valorizando essa prática que tem sido altamente aderida devido aos benefícios que oferece para o meio ambiente causando menor impacto negativo na natureza.
As embalagens plásticas ou outros materiais como papel, podem também ser personalizadas, esse método é muito utilizado pelas empresas que investem na divulgação da sua marca através das embalagens. Esse método chama a atenção dos clientes e oferecem a empresa maior credibilidade.
REAPROVEITAMENTO DE EMBALAGENS
Existem empresas que aproveitam as sobras das embalagens que foram descartadas e conseguem através dessas fornecer novos modelos recicláveis. Esse novo modelo de negócio sustentável tem crescido cada vez mais transformando não somente as embalagens plásticas mas também outros materiais que oferecem essa possibilidade.
As empresa buscam práticas sustentáveis a fim de causar menor impacto ambiental e esse método tem sido adotado pela maioria das empresas e tem atendido a muitos clientes que buscam um estilo de vida sustentável. Esse estilo de vida tem influenciado também no consumo e as marcas têm se adaptado para atender esses conceitos. Veja algumas formas de reciclagem:
Energética: é submetido a alta temperatura e sua composição é queimada, porém uma desvantagem é a produção de substâncias tóxicas e aumento de efeito estufa devido a produção de CO2 (gás carbono).
Química: é exposto a substâncias químicas que fazem com que se transforme em outro nível de plástico que pode ser utilizado em indústrias para fabricação de outros produtos como fibras para a produção de roupas e resina de poliéster.
Mecânica: é a opção mais econômica para aproveitamento do material e transformação do seu estado, pois são submetidos a processos físicos aos quais conseguem manter a qualidade o produto.
EMBALAGENS PARA DIVULGAÇÃO
As empresas estão investindo cada vez mais na divulgação de suas marcas através das embalagens plásticas e outros materiais. Encontram nesse material uma forma muito eficiente de atrair novos clientes e os conquistando visualmente, é uma forma eficiente de estar presente em outros locais para outras pessoas, como o caso as sacolas que carregam o logo, o cliente que aderiu o produto irá circular por outros locais e outras pessoas terão contato com esse material mesmo que indiretamente.
As embalagens plásticas estão cada vez mais atrativas e eficientes, trazendo maior praticidade e comodidade aos clientes além das comunicações e investimento que possuem para serem um cartão de visita para o consumo do produto.
VANTAGENS DAS EMBALAGENS PLÁSTICAS
É um material muito versátil, prático, resistente e econômico, esse material oferece inúmeras vantagens de uso, pois é facilmente adaptado e flexível, podendo ser utilizado para armazenar qualquer produto em diferentes formatos. Devido as suas possibilidades de uso e a economia é o material mais utilizado pelas empresas e fábricas sendo o mais vantajoso em muitos sentidos. Veja abaixo algumas vantagens específicas:
- Maior conservação e proteção dos produtos;
- A estética é um grande atrativo os clientes;
- Leveza e facilidade no manuseio do material;
- É um material mais resistente e durável;
- Baixo custo de produção e comercialização.
Essas são algumas vantagens do uso das embalagens plásticas, mas existem inúmeras novidades e tendências que estão sendo altamente aderidas pelas marcas a fim de atrair e consolidar clientes.
PRODUÇÃO DAS EMBALAGENS PLÁSTICAS
Através da matéria-prima conhecida como polietileno é possível chegar no resultado final do plástico devido ao derretimento ao qual é submetido ainda em seu estado inicial em forma granulada. Esse procedimento é conhecido como extrusão e ainda nessa fase é possível adicionar componentes determinantes nas características do material como a cor, espessura, largura.
Após isso, é submetido a impressão que vai oferecer ao material texturas e estampas especiais e específicas. É nesse momento em que o plástico cria um designer diferenciado. O último procedimento de produção é o corte e a solda que vai definir o tamanho e finalizá-lo para uso.
FABRICAÇÃO ATUAL
Esse material é altamente fabricado mundialmente devido a sua grande utilização para diversos fins, não somente para embalagens plásticas, mas para outras utilidades. Devido a esse frequente e instável consumo as fábricas estão investindo cada vez mais em equipamentos para a produção desse material além de aderir às novas tendências do mercado, a fim de oferecer produtos diferenciados e com qualidade.
NORMATIVA PARA EMBALAGENS PLÁSTICAS
Existem algumas normas a serem seguidas como a RDC nº 259/2002, estabelecida pela Anvisa (Agência Nacional de vigilância Sanitária) para o caso de alimentos. São estabelecidos alguns conceitos sobre a embalagem, rótulos e informações adicionais como logotipo e marca. Veja abaixo algumas informações obrigatórias:
- descrição dos ingredientes
- informação sobre a origem do produto;
- Razão social do fabricante;
- Data e validade
- instruções de como consumir ou utilizar.
As exigências vão variar de acordo com o tipo de embalagem e produto armazenado, por isso, é indicado que na fábricas existam profissionais capacitados para a produção e identificação de exigências a serem seguidas, especialmente para alimento e medicamentos.
Para cada tipo e embalagem é determinado exigências específicas, para as embalagens plásticas o fabricante deve considerar a NBR 11136:1990 Embalagem e Acondicionamento Plásticos
FISCALIZAÇÃO
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é responsável pela conferência da qualidade das embalagens e produtos, além e verificar o processo de produção desses elementos para garantir que os fabricantes sigam o padrão e a normativa estabelecida a fim de evitar riscos à saúde. As embalagens plásticas não possuem exigência para o registro na Anvisa, porém mesmo assim é imprescindível que as exigências de produção e exposição sejam cumpridas.
Os fabricantes precisam estabelecer uma produção segura e confiável que atenda todos os procedimentos de forma adequada para produção das embalagens plásticas, a fim de evitar problemas no ato da fiscalização e principalmente evitar problemas de saúde aos clientes, ainda mais quando as embalagens plásticas estiverem em contato com alimento e medicamentos.
ONDE ENCONTRAR?
As embalagens de plásticos são facilmente encontradas em papelarias locais e também em grandes fábricas e fornecedores, podendo ser encontradas também na internet com diversos modelos e preços. O portal do Soluções Industriais também oferecem variados tipos de embalagens plásticas, centralizando fornecedores de muitas diversas localizações.
Como mencionamos anteriormente as embalagens plásticas são muito eficientes para o consumo atual e moderno, pois é um material facilmente adaptável e econômico o que potencializa seu investimento no mercado para iverso segmentos. Além de promover a divulgação de marcas e oferecer aos clientes uma compra mais segura e prática.